sexta-feira, 4 de novembro de 2011

QUESTÃO 73 (2011.2. Prova 01)

Uma empresa põe anúncio em jornal oferecendo emprego para a função de vendedor, exigindo que o candidato tenha experiência anterior de 11 meses nessa função. Diante disso, assinale a alternativa correta.
(A)
A exigência é legal, pois a experiência até 1 ano pode ser exigida do candidato a qualquer emprego, estando inserida no poder diretivo do futuro empregador.
(B)
A exigência não traduz discriminação no emprego, de modo que poderia ser exigido qualquer período de experiência anterior.
(C)
A exigência é ilegal, pois o máximo que o futuro empregador poderia exigir seriam 3 meses de experiência.
(D)
A exigência é ilegal, pois o máximo que o futuro empregador poderia exigir seriam 6 meses de experiência.

ITEM CORRETO SEGUNDO GABARITO OFICIAL: D

Essa questão soluciona-se com o conhecimento do conteúdo do art. 442-A da CLT que dispõe: Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade (p. 105, da 6ª edição do nosso livro, Curso de Direito do Trabalho. Parte I, capítulo I, item "h").

2 comentários:

  1. ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA
    O pleito deve ser indeferido, pois o adicional de transferência só é devido quando ela é definitiva (ACREDITO QUE HOUVE UM EQUIVOCO, SÓ É DEVIDA QUANDO FOR PROVISÓRIA) “enquanto durar a situação”, conforme art. 469, parágrafo terceiro, da CLT e OJ nº 113, da SDI-1 do TST.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Pensei uma coisa e digitei outra. Já fiz a retificação.

    ResponderExcluir