a) O juiz não pode exercer o juízo de admissibilidade do agravo de instrumento. Sendo assim, como não caberia agravo de instrumento de agravo de instrumento, a medida cabível é o mandado de segurança ou reclamação correicional (para maiores detalhes consultar a página 628, nota de rodapé n. 111, da nossa obra, Curso de Direito Processual do Trabalho. 4ª ed. Editora juspodivm).
b) A deserção nada mais é do que a falta de preparo do recurso, que representa um pressuposto recursal extrínseco. Segundo o art. 7º da Lei nº 5.584/70, interpretado pelo TST, por intermédio da Súmula nº 245 "O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste não prejudica a dilação legal”. O agravo de instrumento não estava deserto pois o depósito complementar foi efetuado. Uma interpretação literal do art. 899, parágrafo § 7o. pode levar ao entendimento contrãrio, já que se exige o deposito recursal no ato de interposição (para maiores detalhes consultar a página 581 da nossa obra, Curso de Direito Processual do Trabalho. 4ª ed. Editora juspodivm).
Bem mais complexa do que as questões anteriores.Essa questão requisitava uma maior atenção do candidato.
ResponderExcluirDiego
Com certeza Diego. Prova disso é que esse detalhe foi colocado em uma nota de rodapé do nosso livro
ResponderExcluirProfessor, existe algum outro blog seu onde o sr. responda perguntas alusivas a outros assuntos de Direito do Trabalho que não sejam concernentes a prova da OAB?
ResponderExcluirEstou construindo ainda. Mas pode fazer diretamente para o meu email: josecairojunior@me.com
ResponderExcluirProfessor, primeiramente parabéns por sua brilhante obra, li o seu livro todo e achei bem superior a muitos que já havia lido antes, porém estou com uma dúvida, essa questão ficou meio mal formulada, exitem alguns comentando que o recurso estaria deserto pois o problema não fala do 50% pago no ato da interposição, inclusive em sua obra Curso de DPT 4ª ED pg-581, diz que de acordo com o Art. 899, §7º + IN nº3, II, do TST, a súmula 245 não se aplica ao Agravo de Instrumento, existe alguma possibilidade de esta ser a resposta correta? Se for perdi a questão...rs
ResponderExcluirProf. José Cairo, boa noite.
ResponderExcluirQuero parabenizar seu blog.
Sobre o assunto do Lykaon penso que o sr. pode usar esse mesmo, pois no futuro ele será tão visitado que virará forum de discussão.
Para nós estudantes ter todos os assunto trabalhistas aqui é mais confortável.
daniel.danielmf@gmail.com
É isso ai Daniel. Qualquer dúvida, é sò enviar um email.
ResponderExcluirOi Felipe. Eu acho que esse tema é polêmico e cabe as duas resposta, desde que você fundamente na Súmula do TST ou no dispositivo da CLT que trata especificamente do depósito recursal em caso de agravo.
ResponderExcluirOlá Professor.
ResponderExcluirnesta questao da ordem, minha resposta dada a questao "a", foi a seguinte: o instituto da deserçao é compreendido pelo recolhimento insuficiente das custas prevista para determinado recurso".
A banca nao considerou acertiva essa resposta.
No entanto, verificando a OJ 140 SDI-1, acredito ter fundamento minha resposta.
O professor pode me ajudar?